A criatividade dos bandidos é enorme e de tempos em tempos, nos deparamos com novos golpes utilizando sistemas operacionais. Recentemente, o portal internacional WABetaInfo relatou mais um golpe feito por meio do WhatsApp em que os cibercriminosos se passam pelo suporte oficial do aplicativo, mas o real objetivo é roubar informações pessoais e não oferecer ajuda.
O perfil fake, embora utilize a logomarca da suposta empresa, apresenta selo de verificação em posição diversa da original, e ainda realiza o contato por meio de um número de telefone particular e não de uma conta comercial. Quando uma instituição possui a verificação oficial do WhatsApp, o selo aparece ao lado do nome de contato, e, portanto, é importante ficar atento ao layout da marca.
Assim, o falso suporte manejado pelos golpistas apela para diferentes recursos na intenção de conseguir dados importantes dos usuários, como o código de 6 dígitos para fazer login da conta e ter acesso à lista de potenciais contatos que serão enganados. Há também a possibilidade de eles alegarem que há algo de errado com a sua conta e, para solucionarem o problema, pedem a confirmação de dados pessoais e do número de cartão de crédito vinculado ao sistema de pagamento.
Caso seja necessário, é possível denunciar o número de telefone suspeito dentro da própria conversa, acessando o ícone respectivo, e depois bloqueá-lo. Em seguida, o WhatsApp informa que as últimas cinco mensagens recebidas deste contato serão encaminhadas para o serviço do aplicativo e ele não será notificado por isso, apagando a conversa somente no seu aparelho.
Então, se isso aconteceu com você ou conhece alguém que teve essa infeliz experiência, saiba que estamos à sua disposição. Somos um escritório de Direito que atua na defesa dos interesses dos consumidores e contamos com uma equipe de advogados especialistas sempre dispostos a te ajudar. Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp, que responderemos prontamente.
#direitodoconsumidor #novogolpe #roubodedadospessoais #falsosuportedewhatsapp